Primeiro Encontro Brasileiro de Estudos para a Paz (EBEP)

O Primeiro Encontro Brasileiro de Estudos para a Paz (EBEP) representa o primeiro esforço sistematizado a fim de consolidar as áreas Estudos para a Paz no Brasil. O evento visa consolidar a Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS), criada em 2015, com o objetivo de expandir estas áreas de pesquisa, conectando acadêmicos, pesquisadores e praticantes no Brasil e América Latina.

A visão da Rede PCECS, que permeia o EBEP, parte da necessidade de se mover o debate em torno das temáticas sobre paz, conflitos e segurança além do viés estadocêntrico, ainda prevalecente nas Relações Internacionais. Neste sentido, privilegia a multidisciplinariedade bem como a retomada do aspecto normativo da análise acadêmica em torno destas questões. Isto, por sua vez, implica a retomada do debate relativo às dimensões ontológicas e epistemológicas que definem estes campos de estudo, bem como a valorização das implicações destes campos de pesquisa no que concerne sua dimensão prática, como por exemplo, na elaboração de políticas que promovam paz e segurança.

O EBEP foi idealizado no formato de um workshop, com dois dias de trabalho, em que estaremos discutindo desde temas atuais, como questões associadas à violência e conflito armado em âmbito internacional, quanto questões teóricas e conceituais que permeiam os estudos de conflito, violência e paz. O primeiro dia será aberto ao público e estará focado na discussão de temas acadêmicos ligados  às linhas de pesquisa citadas anteriormente. O segundo dia será fechado aos membros da rede e terá por objetivo fortalecer a dimensão institucional e a agenda de pesquisa de se propõe consolidar com essa iniciativa.

Confira o programa do evento e futuras informações clicando na página dedicada ao evento, no nosso blog, no menu superior, ou clicando aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s