II Encontro Brasileiro de Estudos para a Paz

Header

Durante os dias 20, 21 e 22 de setembro, importantes nomes dos Estudos para a Paz no Brasil e no mundo se reuniram na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, para o II Encontro Brasileiro de Estudos para a Paz. O evento foi realizado pela Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança, e organizado por membros da Rede que integram os cursos de graduação e pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Abaixo, segue um resumo das atividades realizadas durante o evento, assim como galerias de imagens de cada dia.

Quarta-feira – 20/09

A conferência de abertura do II EBEP ficou a cargo de um dos maiores nomes do campo, no mundo. Sob coordenação do professor Marcos Alan Ferreira (UFPB), o professor Oliver Richmond (University of Manchester) proferiu sua fala sobre Paz e Poder no Século XXI, abrindo o encontro, na manhã da quarta feira.

A tarde da quarta-feira trouxe as primeiras sessões de painéis orais, a mostra de iniciação científica e mais uma mesa-redonda. Houve ainda a primeira apresentação artística do evento, “Acerte” conduzida pelo Projeto Universidade em Ação (PUA/UEPB). A mesa que concluiu a noite, “Pensar a Paz no Século XXI”, contou com Ramon Blanco (UNILA), Aureo Toledo (UFU), Mariana Baccarini (UFPB), Fernando Ludwig (UFT) e Vanessa Braga Matijascic (FAAP / GEDES – UNESP/UNIFESP).

Quinta-feira – 21/09

A manhã da quinta teve o início dos minicursos: O processo de paz na Colômbia e a reorganização da violência (Manuela Trindade Viana); Justicia de Paz y Grupos Vulnerables (Marina Fernanda Castro e Maria Tereza Muñoz); Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos: breves considerações sobre a participação brasileira perante as Comissão e Corte Interamericanas (Flávia de Ávila e José Lucas Santos Carvalho) e Extensões e Prática para a Paz (Paulo Roberto Loyolla Kuhlmann).

No resto do dia, houve a apresentação de painéis, e a mostra de iniciação científica. A quarta-feira foi concluída pela mesa redonda “Ensino e Prática em Estudos para a Paz”, composta por Paulo Kuhlmann (UEPB), Maria Tereza Muñoz (Poder Judiciário – Tucumán, Argentina), Vanessa Braga Matijascic (FAAP / GEDES – UNESP/UNIFESP) e Fernando Brancoli (UFRJ). Essa mesa foi atencedida pela apresentação artística “A Guerra de Tobias”, conduzida pelo grupo de teatro político Interna-só-na-mente (UFPB).

Sexta-Feira – 22/09

O último dia do II EBEP contou com inúmeras atividades. Durante a manhã, os minicursos foram encerrados pela apresentação artística “Danças Circulares”, conduzida por Andrea Patrícia Gomes (Equilíbrio do Ser) e Rina Maria (PUA – UEPB). Durante a tarde, houve a mesa redonda “Violência e Paz na América do Sul”, composta por Ana Maura Tomesani (USP), Marcos Alan S. V. Ferreira (UFPB), Natália Polachi (Instituto Sou da Paz) e Paulo Ramos (USP). A mesa foi seguida pelo lançamento de livros.

No turno da tarde, houve a assembleia geral, que decidiu, entre outros pontos, pela realização do III Encontro Brasileiro de Estudos para Paz, em meados de novembro de 2018, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Finalmente, o II EBEP foi concluído com a Conferência de Encerramento, “O papel da IPRA e da CLAIP no fomento aos Estudos de Paz”, composta por Maria Tereza Muñoz e Alvany M. Santiago (PPGDiDeS/ UNIVASF/IPRA 2012 – 2016) e coordenada pelo professor Fábio Nobre (UEPB/CEPRIR).

 

O II EBEP foi um sucesso de público e conteúdo, consolidando seu papel como o mais relevante evento do campo dos Estudos Para a Paz, no Brasil. Nos vemos ano que vem, no Rio de Janeiro!

3 comentários em “II Encontro Brasileiro de Estudos para a Paz”

  1. Olá! Participei do II Encontro Brasileiro de Estudos para a Paz . Até a presente data não recebi certificado. Vcs poderiam encaminhar para o meu e-mail? Não encaminharam sequer uma declaração na qual solicitei quando estive no evento. Como vou comprovar no meu trabalho? Me ajudem, vou acabar me prejudicando se não apresentar tal documento até o final do mês. Obg! 😘

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s