IV EBEP – Chamada de Trabalhos

A Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS) tem o prazer de convidar a comunidade de estudiosos/as e practitioners nas áreas de Estudos de Paz, Resolução e Transformação de Conflitos e Relações Internacionais a apresentar propostas de trabalhos para o 4º Encontro Brasileiro de Estudos para a Paz (IV EBEP), a ser realizado em Uberlândia, nos dias 22 a 24 de setembro de 2020.

A visão da Rede PCECS parte da necessidade de mover o debate em torno das questões de paz, conflitos e segurança para além do viés estatocêntrico que ainda prevalece nas Relações Internacionais. Neste sentido, privilegia a multidisciplinaridade, bem como a retomada da dimensão normativa da análise acadêmica em torno destas questões. Isto, por sua vez, implica na retomada do debate relativo às dimensões ontológicas e epistemológicas que definem estes campos de estudo, bem como na valorização das implicações destes campos de pesquisa do ponto de vista prático através, por exemplo, da proposição de políticas que promovam a paz e a segurança.

O IV EBEP refletirá sobre as perspectivas e práticas para a superação das distintas formas de violência que afetam nossas comunidades e para a construção da paz. No ano de 2019, comemorou-se 50 anos da publicação do clássico ensaio de Johan Galtung sobre os tipos de violências. Passados meio século, a superação da violência – tanto em suas vertentes direta, estrutural e cultural – quanto a construção da paz – seja ela negativa ou positiva – seguem sendo problemáticas de suma importância. Academicamente, muitas são as abordagens que apontam para a paz como uma experiência cotidiana, não restrita a processos controlados por elites nacionais e internacionais, assim como abraçam novas ontologias e epistemologias para a discussão do tema. Paralelamente, temos igualmente o desenvolvimento de abordagens originais para resolução e transformação conflitos, as quais são levadas a cabo por aqueles que trabalham para promover e construir paz (practitioners) ao redor do globo.

Dentro desta temática geral, são bem-vindas as propostas que examinem tanto o nível sistêmico como o doméstico e o local, assim como perspectivas que dialoguem com diferentes campos do conhecimento para uma compreensão abrangente sobre a paz e o conflito no mundo contemporâneo.

O evento promoverá a discussão de trabalhos através de Painéis e Mostra de Iniciação Científica, estruturados em torno das seguintes áreas temáticas:

  1. Arte e Paz
  2. Resolução de Conflitos e Peacebuilding
  3. Economia Política Global e Desenvolvimento
  4. Ecologia, Meio Ambiente e Paz
  5. Migrações, Refugiados e Paz
  6. Gênero e paz
  7. Grupos Vulnerabilizados e Estudos para a Paz
  8. Conflitos Internos
  9. Direitos Humanos e Segurança Humana
  10. Não-Violência e Movimentos de Paz
  11. Cultura de Paz e Educação para a Paz
  12. Segurança Pública, Criminalidade e Promoção da Paz
  13. História da Paz
  14. Jornalismo, Mídia, Paz e Direitos Humanos (Peace Journalism)
  15. Negociações e Mediações pela Paz
  16. Teorias sobre a Paz
  17. Reconciliação e Justiça de Transição
  18. Religião, Espiritualidade e Paz
  19. Segurança e Desarmamento
  20. Esportes, Turismo e Paz
  21. Juventude e Paz

Além de propostas para apresentação em Painéis e Mostra de Iniciação Científica, o IV EBEP também aceitará propostas de lançamentos de livros que abordem temas relacionados aos Estudos para a Paz, em qualquer uma das áreas temáticas mencionadas acima.

1. REGRAS GERAIS PARA SUBMISSÃO DAS PROPOSTAS

1.1 Submissão das Propostas

O processo de submissão das propostas de trabalho é totalmente on-line, via site (www.redepcecs.com/iv-ebep). Recomenda-se, no ato da inscrição, a leitura atenta das regras deste edital para a submissão das propostas. Somente serão analisados trabalhos que estejam dentro das regras e preceitos deste edital e que sejam submetidos dentro do prazo. A seleção será feita de acordo com critérios científicos, observando-se a pertinência do trabalho proposto ao campo dos Estudos para a Paz.

Nos dias 22 a 24 de setembro de 2020 ocorrerão as apresentações dos trabalhos selecionados para as modalidades de Painel e Mostra de Iniciação Científica, nos marcos do IV EBEP.

1.2 Cronograma

A submissão das propostas, bem como a divulgação dos resultados e o envio das versões finais dos trabalhos deverão seguir o cronograma apresentado a seguir:

Prazos Eventos
21/10/2019 Divulgação do Edital de Chamada de Trabalhos e abertura de inscrições
21/10/2019 à 20/03/2020 Submissão das propostas de trabalho (apresentação oral em Painel e pôsteres da Mostra de Iniciação Científica)
20/05/2020 Divulgação das propostas aprovadas
20/07/2020 à 20/08/2020 Submissão das propostas de lançamento de livros (a divulgação das propostas aceitas será feita caso a caso, diretamente ao autor/a)
03/08/2020 Data limite para envio dos trabalhos completos
21/08/2020 Prazo para autores/as informarem desistência
22/09/2020 à 24/09/2020 Realização do IV EBEP

1.3 Idiomas

As propostas de trabalhos para apresentação em Painéis e na Mostra de Iniciação Científica poderão ser enviadas em português, inglês ou espanhol e deverão indicar a(s) área(s) temática(s) em que se inserem.

1.4 Limites de Apresentação

Cada participante poderá apresentar somente uma (1) proposta de trabalho como autor/a. Admite-se, ainda, que o/a autor/a de uma proposta de trabalho participe de uma segunda proposta como coautor/a.

Além do trabalho que será apresentado, os/as participantes poderão coordenar ou debater um Painel, conforme convite do Comitê Organizador do IV EBEP. Os/As participantes interessados/as em voluntariar-se para tal função poderão fazê-lo no ato da inscrição. Todos/as os/as autores/as convidados/as para esta função serão consultados/as por e-mail e deverão responder à mensagem no prazo estabelecido. Caso não respondam, serão considerados/as desistentes da função de coordenação/debate do painel.

Trabalhos feitos em coautoria devem ser apresentados somente por um/a dos/as autores/as. Em caso de coautoria, a presença de pelo menos um/a dos/as autores/as no momento da exposição será suficiente. Não será admitida a apresentação do trabalho por terceiros. O/A participante que submeter o trabalho no sistema será considerado/a o/a apresentador/a do trabalho.

O edital completo, com todas as informações, modalidades de submissão e normas para o IV EBEP, pode ser encontrado aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s